Aumento dos casos de coronavírus em Irati faz Derbli tomar medidas mais rigorosas

Decisão foi tomada em conjunto com empresários e com a equipe da saúde, devido ao crescimento, que foi de 110% em cinco dias
Prefeito Jorge Derbli assinou novo decreto que tem medidas mais rigorosas para Irati (Foto: Patrícia de Paula)

A partir de segunda-feira (15), Irati terá medidas mais rigorosas no combate à Covid-19, e a fiscalização será mais intensa. Esta determinação está no novo decreto da Prefeitura 183/2020, que precisou ser feito devido ao aumento dos casos no município que, em cinco dias, teve um crescimento de 110%.

Com nove pacientes testados positivos pela doença e 24 suspeitos, até o momento do decreto, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, se reuniu com a equipe de Comitê da Covid-19, e após com empresários e representantes da Associação Comercial e Industrial de Irati (Aciai), para discutir quais seriam as medidas tomadas para que os casos não aumentem, e que não seja necessário um lockdown.

“Em poucos dias dobraram os casos em Irati, e algumas mortes aconteceram próximas nas cidades da região. Diante destes fatos, recomendação e parecer da sala de situação, nesta reunião, juntos, em comum acordo, definimos novo decreto que começa a valer na segunda-feira”, disse o prefeito.

Diante disso, novas regras foram tomadas, em conjunto com prefeitura, empresários e saúde, para ajudar no combate ao vírus. Uma delas, que já está valendo, é a interdição das praças e do Parque Aquático nos playground, academias ao ar livre e quadra e canchas de esportes.

Outra mudança é o funcionamento do comércio que, a partir de segunda-feira (15), terá um novo horário, das 9h às 17h, de segunda à sexta, e aos sábados das 09h às 13h. Os lojistas também devem ficar atentos as filas (inclusive na calçada) e a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento.  Também não será permitida a entrada de crianças com menos de 12 anos.

Em relação aos supermercados ficou determinado que devem estabelecer um limite de pessoas dentro do espaço, que depende do tamanho por metros quadrados. Também, só poderá entrar uma pessoa por família, e deverão respeitar o distanciamento de dois metros, tanto nas filas do lado de fora, como as de dentro.

A ideia é que cada um se torne um fiscal de si e do próximo, para que possam nos ajudar. Se todo mundo obedecer ao decreto e fazer esta colaboração, com certeza, nós paramos por aqui.

Jorge Derbli, prefeito de Irati

Os bares de Irati terão que funcionar até as 18h. Lanchonetes, que entram na área de alimentos, não estão inclusas nesta determinação. O toque de recolher fica mantido das 21h às 06h do dia seguinte.

No transporte coletivo, os passes livres dos idosos será limitado de segunda a sexta, das 9h ás 12h, e suspenso nos finais de semana e feriados. Os órgãos de fiscalização estão autorizados a parar o veículo e fazer a verificação se está tudo correto.

A polícia Militar de Irati, a Guarda Municipal e a equipe de vigilância farão a fiscalização. O prefeito explica que será comum ver esses órgãos circulando dentro dos estabelecimentos verificando a situação. “Estive com a PM, com o Major Ferraz, junto com a nossa Guarda Municipal e com o pessoal da vigilância da saúde, e vamos intensificar a fiscalização em diversos pontos da cidade e em todos os estabelecimentos. Já avisamos que vão entrar nos bancos, supermercados, nos bares e lojas em todo o comércio para ver se estão sendo obedecidos os decretos municipais”, comenta.

O prefeito ainda comenta que, desde que se intensificou a fiscalização, mais de 900 pessoas já foram notificadas por estarem sem a máscara e 12 empresas multadas por descumprimento dos decretos, outras 30 foram notificadas e estão sendo fiscalizadas, pois, se houver a terceira negligência terão alvará cassado.

Para ajudar na fiscalização, a população pode fazer denúncias de quem estiver descumprindo as regras na GM, no telefone 153, a equipe estará de plantão para atender as ocorrências.

OUTRAS MEDIDAS

O município já tem outras medidas no combate à Covid-19 que devem continuar, como o uso da máscara, disponibilizar álcool gel e manter o distanciamento social. O não cumprimento das normas também resulta em multa.

ATENDIMENTO

Para tratamento da Covid-19 no município, a prefeitura criou uma unidade para atendimento especializado, que conta com um médico, enfermeiro e um técnico em enfermagem, que farão as consultas. O local fica no Joaquim Zarpelon, na Unidade Básica de Saúde. Agora, o espaço será apenas para atendimento de pessoas com a doença. A demais consultas em geral, para os moradores do bairro e dos locais próximos, devem ir até a Unidade Básica de Saúde da Vila São João ou no Pronto Atendimento (P.A), que fica no mesmo bairro.

NOVAS MEDIDAS

- Funcionamento do comércio das 9h às 17h, aos sábado das 09h às 13h;

- Limite de pessoas dentro do estabelecimento;

- Bares e similares funcionamentos até as 18h;

- Transporte coletivo capacidade de 70%;

- Passe livre dos idosos no transporte coletivo suspenso nos fim de semanas e feriados;

- Interdição dos parques e praças (imediato);

- Apenas uma pessoa por família dentro dos mercados;

- Proibida a entrada de menores de 12 anos nos estabelecimentos comerciais, incluindo mercados.

 


Veja Também